Junte-se a nós, Inscreva-se

terça, 03 janeiro 2017 20:33

Esta Primavera, a exposição de Orquídeas de Lisboa

O EVENTO

As orquídeas estão cada vez mais presentes nas casas e nos jardins dos portugueses e o interesse por espécies diferentes e mais raras é cada vez maior. A sua beleza exótica, formas peculiares, cores extraordinárias e perfumes intensos não deixam ninguém indiferente.

Nos dias 3, 4 e 5 de março de 2017, o Clube dos Orquidófilos de Portugal vai organizar uma vez mais a sua exposição internacional de orquídeas em Lisboa, no salão de festas e auditório do Jardim Zoológico.

Será um fim de semana onde se poderão admirar muitas orquídeas e aprender mais sobre elas com as palestras temáticas e demonstrações práticas de cultivo. Haverão exposições, concursos e poderá adquirir bonitos exemplares aos melhores vendedores de orquídeas e plantas exóticas do país e do estrangeiro. Um fim-de-semana de convívio entre apaixonados por plantas.

Nesta segunda edição deste evento, as Orquídeas Cymbidium estarão em grande destaque. São as orquídeas mais cultivadas e preferidas pelos portugueses.

Assista às nossas palestras e aprenda mais sobre o cultivo de orquídeas por semente, sobre as espécies e híbridos raros de Cymbidium e o seu cultivo e sobre mini e micro-orquídeas, que despertam tanta curiosidade.

As orquídeas em exposição serão premiadas nas seguintes categorias: Melhor Orquídea, Melhor Espécie, Melhor Híbrido, Melhor Micro-Orquídea e Escolha do Público.

ORGANIZAÇÃO: Clube dos Orquidófilos de Portugal

DATAS: 3, 4 e 5 de Março de 2017

LOCAL: Jardim Zoológico, Lisboa (Salão de Festas e Auditório)

Entrada diária: 2,50€

SEXTA FEIRA, Dia 3 de MARÇO

Abertura: 17h00

Encerramento: 20h00

SÁBADO, Dia 4 de MARÇO

Abertura: 10h00

11h00 - Apresentação oficial do novo substrato "ORQUÍDEAS EPÍFITAS", da SIRO

11h30 - Demonstração Prática (no salão da exposição): Reenvasamentos de Orquídeas

14h30 - Palestra (no auditório): Cultivo de Orquídeas por Semente

15h00 - Palestra (no auditório): O Cultivo dos Cymbidium na Civilização Oriental

16h00 - Palestra (no auditório): O Maravilhoso Mundo das Mini e Micro Orquídeas

Encerramento: 19h00

DOMINGO, Dia 5 de MARÇO

Abertura: 10h00

11h30 - Apresentação do livro "TILLANDSIAS", de Jorge Freixial

17h00 - Entrega de Troféus do Concurso de Orquídeas

Encerramento: 18h00

EXPOSIÇÕES

(No salão de exposições)

Estarão em exposição vários exemplares de espécies e híbridos de orquídeas pertencentes aos sócios do Clube dos Orquidófilos de Portugal, bem como apresentações decorativas com orquídeas da responsabilidade dos expositores e vendedores.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Domingo, às 11h30

TILLANDSIAS, 2ª Edição, por Jorge Freixial

Tillandsias são plantas únicas pois não necessitam de solo para viver.

As raízes, quando existem, servem apenas para a planta se fixar ao tronco de árvore ou rocha onde vive. Não são parasitas, retêm partículas em suspensão no ar e, quando molhadas, processam-nas através de micro escamas especializadas que revestem as suas folhas.

Começar uma colecção de plantas aéreas é um estimulante desafio que lhe trará momentos de calmo prazer e ligação à natureza.

O presente manual, em 2ª edição, reflecte a experiência do autor e ensina como cuidar destas fascinantes plantas.

TEMAS DAS PALESTRAS

(No auditório)

14h30 - Cultivo de Orquídeas por semente, por Sandra Altenburg Odebrecht, Florália

15h00 - Cultivo dos Cymbidium na Civilização Oriental, por Américo Pereira